2011/11/26

Qual a sua cor?

A minha cor é a sua. E você?

Valdenia Carvalho
Servidora Pública do Estado e Município
Formada em Artes/Música - UFPI
Especializanda em Educ., Cultura e Diversidade da UFPI .
Especializanda em Música pela FTDR/Fortaleza .

Você sabe dizer, sem pensar muito, qual a sua cor? Possivelmente algumas pessoas poderão responder de imediato, as brancas com certeza sabem sua cor, já as de pele “escura” ficam na dúvida.
Será que essas pessoas não sabem mesmo qual a sua cor, ou estão camuflando uma verdade? É possível que sim. Mas na verdade elas não sabem mesmo, pois desde sua infância, lhe dizem que é morena cor de chocolate, marrom bombom, etc... menos que ela é da raça negra e tem pele negra.
Isso nos remete ao velho fardo que se assumir negro (a) é assumirmos uma condição de inferioridade, de pobreza, de marginalidade, de tudo quanto é ruim. Quem é que quer isso para si?
A nossa própria diversidade de cores de pele também contribui para essa dúvida, temos vários tons de pele, por conta das misturas e do branqueamento de nossa raça.  E isso, realmente, impede essa consciência.
O que importa é que se tenha uma consciência de que quanto mais pessoas se declararem negras, com a devida coerência, em nosso país muitos recursos seriam direcionados a projetos e programas sociais relativos à população negra, que por sua vez, na maioria pobre.