2011/10/16

Poesia a base de papel

O papel é o suporte que mais me fascina para trabalhos artísticos. Acredito que seja pela variedade, gramatura e o desafio de execução. Além do origami e kirigami, admiro muitos trabalhos que envolvem o papel como obra de arte. Primeiro contato como possibilidade de usar este material em roupas conceituais foi o livro do Jum Nakao "Costura do Invisível" (inclusive foi meu professor na especialização e meu livro autografado pelo dito cujo), vi essa reportagem que achei interessantíssima, por causa da delicadeza e originalidade que resultou neste ensaio fotográfico.

Vestidos de papel

No ensaio "Paper Dresses" (publicado pela Madame magazine em março deste ano), o diretor Matthew Brodie não apenas propôs roupas totalmente feitas de papel como confeccionou as peças. 
Com algumas folhas A3 e muita paciência, Brodie e sua equipe recortaram, colaram e criaram 5 peças fantáticas. Além disso, também foi desenvolvida uma cenografia com apontador, tesoura e tinteiro gigantes que dialoga diretamente com o material utilizado no ensaio.


Equipe
Editora de produção: Natalie Manchot
Diretores de arte: Hattie Newman & Matthew Brodie
Maquiadora: Barbara Bräunlich
Cabelereiro: Keiichiro Hirano
Modelo: Hannah Hardy 

Matthew também disponibilizou em seu blog os esboços das roupas (alguns deles acima) e imagens do making of (algumas delas abaixo) e a partir dessas fotos dá para ter uma noção do trabalho que a equipe teve para fazer o ensaio.

Um comentário: