2011/10/13

Amigos do Ceir: Ceir comemora 3 anos com exposição




Matéria publicada no caderno Arte&fet do Jornal Meio Norte. Saiba sobre a comemoração dos três anos do Ceir. Repórteres: Isabel Cardoso e Juarez Oliveira

 FOTOS: JOSÉ ALVES FILHO

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) completou, no último dia 5 de maio, três anos de atividade. Em comemoração a essa data, os pacientes dos serviços de musicoterapia e da artereabilitação estão se apresentando e expondo os seus trabalhos no Centro.

As apresentações estavam acontecendo todas às quintas-feiras,e ontem, um show e exposição marcaram as comemorações.Um dos pacientes que se apresentaram nos corredores foi Francisco de Assis Carvalho.Ele era músico profissional e tocava vários instrumentos musicais até que sofreu um acidente, em janeiro de 2010, quando fraturou a medula. Após o acidente Assis perdeu os movimentos dos membros inferiores e sofreu redução dos movimentos dos membros superiores.
“Graças ao Ceir e a esse atendimento de primeira qualidade, estou me recuperando. Segundo os fisioterapeutas, eu poderei voltar a tocar violão novamente, pois devo recuperar a sensibilidade nas mãos”, alegra-se o músico.
O serviço de musicoterapia do Ceir funciona desde o início de suas atividades, em maio de 2008. Atualmente esse serviço atende em média 80 pacientes por semana, com diversas limitações diferentes.
A musicoterapeuta Nydia Rego explica que o tratamento é feito de acordo com a necessidade e que serve para melhorar a condição motora, emocional e também educacional dos pacientes. “O objetivo do tratamento é direcional e uma terapia completa a outra, todas funcionam em conjunto para atender as especificidades de cada paciente”, afirma.
Outros trabalhos expostos em comemoração ao aniversário do Ceir são os quadros resultantes do tratamento com arte-reabilitação.A arte-terapeuta Emanuela Sato é uma das responsáveis por esse serviço, ela informa que atualmente são atendidos250 pacientes e que as sessões em grupo duram, em média, 80 minutos.
Emanuela conta que o objetivo principal da artereabilitaçãoé trabalhar aparte motora e fazer o resgate da auto estima do paciente. A pequena Nayara Beatriz, de apenas 3 anos, é uma das atendidas pelo serviço e se mostra muito à vontade com os lápis de cera e a pintura. “A Bia é muito esperta e já está começando a utilizar lápis, logo ela vai poder escrever. Nós temos a preocupação de trabalhar os mínimos detalhes com cada paciente. “Cada caso é um desafio”, ressalta Emanuela.
O CEIR foi inaugurado em abril de 2008 e até abril deste ano já realizou 180.628atendimentos. O Centro conta atualmente com 131 profissionais que atuam nas mais diversas áreas, como arte-reabilitação, enfermagem, especialidades médicas, fisioterapia, fonoaudiologia,hidroterapia, musicoterapia,nutrição, odontologia,oficina ortopédica, pedagogia,psicologia, reabilitação desportiva, serviço social e terapia ocupacional, além de dispor de clínicas de amputados, de doenças neuromusculares,de lesão medular,de malformações congênitas,de paralisia cerebral e de poliomielite.

Fonte: http://amigosdoceir.blogspot.com/2011/05/ceir-comemora-3-anos-com-exposicao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário