2011/10/13


Exposição de artes produzidas por pacientes comemora aniversário do Ceir
05/05/2011 por Ionara Monteiro
 IMPRIMIR    ENVIAR POR E-MAIL
Com cores, formas e criatividade, os pacientes do Ceir - Centro Integrado de Reabilitação comemoram os 3 anos da instituição, com a belíssima exposição “Arte e Acessibilidade”, composta por mais de 50 telas, produzidas pelos pacientes nas oficinas de Arterapia, que estão expostas de forma irreverente, em cadeira de rodas, andadores e demais instrumentos que lembram a dificuldade motora.
/
A arte exposta em andadores
“Resolvemos expor dessa forma justamente para fazer uma analogia com o mundo deles e chamar atenção das pessoas para a questão da acessibilidade”, disse o professor de arte do Ceir Michael Amorim. 

A oficina de Arterapia ajuda pessoas com dificuldades de expressão e de comunicação e desenvolvem o ato de desenhar, pintar ou construir. De forma espontânea, emergem linhas, formas e cores que expressam sentimentos e sensações na criança/adulto. Os trabalhos são feitos tanto usando a criatividade dos alunos, como a cópia de obras já existentes.

Cerca de 80 pacientes se beneficiam das oficinas, realizadas semanalmente para cada pessoa, como é o caso da dona Francisca Vieira, aposentada, que tem dificuldade motora nas penas, mas demonstra toda habilidade com as mãos, quando o ofício é desenhar e pintar. “Para mim é maravilhoso esse momento da arterapia, eu me divirto e consigo soltar a imaginação”, afirma.

/
Dona Francisca mostra muita habilidade nas pinturas
A exposição foi aberta nesta quinta-feira (05) e deverá ficar à disposição do público durante todo o mês. “Essa exposição não tem fins lucrativos, é apenas para mostrar que a arte também é acessível, mas no futuro temos o projeto de criarmos a lojinha do Ceir e comercializar esses produtos”, explica Michael.
/
Cadeiras de rodas são suporte para as telas
Fonte:http://www.ceir.org.br/noticias.php?id=228

Nenhum comentário:

Postar um comentário